segunda-feira, 23 de março de 2009

Peixe:Avião vs Radiohead

Boas!

Ontem tive a felicidade de ver Peixe:Avião na Fnac do Colombo à tarde, para uma meia-dúzia de músicas que este conjunto de cinco senhores (dos quais o vocalista tinha um sotaque bastante engraçado :X) tão brilhantemente proporcionou. Já dizia Adolfo Luxúria Canibal: "Aqueles com memória mais curta serão tentados a ouvir em peixe : avião ecos de Radiohead e eles estão lá, efectivamente, mas enquanto herança de uma linhagem muito mais antiga (...) Mas se a estirpe é identificável, o que faz a singularidade de peixe : avião é a portugalidade que irradia, como se de repente tudo o que nos habituamos a associar à alma portuguesa, a melancolia dos seus poetas, o singelo das pequenas coisas, se cristalizasse em sons e palavras.".

E pois bem, fica aqui a breve (e talvez óbvia) sugestão de que há uma hereditariedade muito clara entre Peixe:Avião e Radiohead, não tirando como é claro, o merecido mérito ao que é a meu ver, um belo presente musical ao meu blog.



E que melhor representação da semelhança, que, por exemplo a Black Star ao vivo?



Adicionalmente, fica uma versão acústica do Thom Yorke de uma música de um trabalho dele a solo, que gosto imenso. Talvez não seja a escolha mais óbvia para mostrar a semelhança, mas é algo ao qual me agarro bastante, com unhas e dentes, porque poucos como ele para brilharem sozinhos, sem mais nada nem ninguém.



\o/ Radiohead \o/

1 comentário:

zzzz disse...

mt bem, temos o contra-ma(o)n de volta a dar-nos musica, axo que sim, fazes bem. alias axo que é uma boa iniciativa ou reniciativa dado que ja tinhas outro bologue exactametne com a mm temática, o q axo bem, so n axo bem e n percebo bem é pq nao deste continuidade ao outro, isso sim é q era bem feito. bem ja ta ficar grande, e o comment tb, mas pronto continua a fazer isto q vais bem!